segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A história de Steve Jobs, fundador da Apple


 A trajetória de vida de um verdadeiro gênio, de um autêntico visionário, daqueles que surgem somente de tempos em tempos. De um homem que não se deixou influenciar pelo meio, mas sim o mudou e o moldou ao seu gosto. Do responsável por descomplicar a tecnologia e a aproximar de todos nós.

A História do HTML5 – Infográfico

 HTML5 é a linguagem de marcação de hipertexto que está sendo utilizada para criar páginas da web hoje em dia. Parece que o HTML5 é novo, uma vez que só chegou as manchetes nos dois últimos anos. No entanto, se você verificar este infográfico, você pode ver que, apesar do HTML5 ter sido lançado em 2008, as suas origens vão um longo caminho de volta para antes da internet e esta época dos computadores em cada casa.

domingo, 2 de setembro de 2012

Wine é atualizado para a versão 1.5.5


O Windows é o sistema operacional absolutamente predominante no mundo todo. Mas isso não quer dizer que todos tenham que usá-lo. Assim, há muitos que, por motivos diversos, preferem se aventurar no Linux. Mesmo assim, por mais conhecimento que o usuário tenha, vez ou outra sempre se faz necessário utilizar alguma aplicação exclusiva do Windows, como Microsoft Office ou Photoshop. Nesses casos, os usuários Linux se valem de um programa chamado Wine, bastante conhecido dos usuários. Ele emula, no ambiente Linux, o Windows e permite rodar os programas nativos desse sistema.
Nessa semana ele foi atualizado para a versão 1.5.5 e trouxe diversas melhorias, como por exemplo, o melhor suporte ao Office 2003 e 2007, bem como o suporte .NET 4.0, dentre outras coisas. Se você usa o Wine, aconselhamos fazer a atualização. Para instalá-lo no Ubuntu 12.04, basta digitar este código no terminal:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa
sudo apt-get update && sudo apt-get install wine1.5

Fedora 17 disponível para download

Nem só de Ubuntu vive o universo Linux. Além da distribuição da Canonical, uma das mais conhecidas e usadas no mundo, outras são muito bem aceitas e aguardadas pela comunidade. É o caso da derivada do Red Hat, o Fedora, que agora chega na sua versão 17! Enquanto a derivada do Debian – Ubuntu – se foca mais nos usuários finais, a Fedora tem como alvo o mercado corporativo, ou seja, ótimos recursos com segurança incrementada. Vamos dar uma rápida olhada nas novidades desta versão.
A primeira delas diz respeito à interface. Diferentemente do seu “primo-mais-popular”, o Fedora 17 usa o GNOME Shell como forma de interação usuário-máquina. A novidade, desta feita, é a compatibilidade desta com máquinas desprovidas de placas de vídeo com aceleração 3D. Assim, alguns usuários ficavam impossibilitados de usufruir de todos os recursos da distribuição. Isso agora acabou. Mas caso você não seja muito chegado ao GNOME Shell, ainda tem à disposição o KDE (baseado na versão 4.8.3 SC) e a interface minimalista Xfce 4.8, caso sua máquina seja realmente fraca. Ou caso você goste mesmo desta interface. 
Fedora 17
Fedora 17
Olhando para os aspectos técnicos, podemos mencionar a remoção dos diretórios /bin/, /sbin/, /lib/ e /lib64/ para o diretório /usr/. Esta mudança em pouco ou nada afetará o usuário final. Porém, do ponto de vista de segurança e praticidade de backup elas surtirão efeitos. Ficará mais fácil fazer backup do sistema, pois se fará necessário salvar apenas um único diretório, em vez de 05, como era antes. E para tornar o sistema ainda mais seguro, basta isolar a pasta /usr/ numa partição separada e montá-la com permisão de “apenas leitura”. Pronto, “morreu maria preá”. Se você atualizar a sua distribuição automaticamente, não precisa se preocupar com isso. A mudança é feita por padrão. Agora, se você for atualizar pelo Yum deverá ficar atento a estes passos para que tudo ocorra bem.
Claro que essas não são as únicas vantagens por trás dessa mudança. Houve uma discussão muito grande acerca disso e a maioria é de cunho mais técnico. Além disso, uma série de medidas foram tomadas para deixar programas antigos compatíveis com esta nova versão. Caso você queira mais detalhes a respeito dessa mudança técnica, pode ler este texto, em inglês. ele explica detalhadamente o processo. E, como não podia deixar de ser, o Guia do PC fará a sua análise do sistema em breve. Aguardem!
Enquanto isso, baixem o Fedora 17 Beefy Miracle e tirem as suas conclusões:



Downloads

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More