
No mundo todo, o Brasil só está à frente dos países africanos e das zonas de guerra, como o Oriente Médio. Nossa, que impressionante! Na América do Sul, ficamos atrás de Equador e Chile. Quando partimos para a média de velocidades de pico, o Brasil atinge a marca de 14,9 Mb/s. Vamos comparar essa média, que é a maior, com a de outros países. Veja:
- Equador: 15,2 Mb/s
- Chile: 19,5 Mb/s
- Canadá: 25,2 Mb/s
- EUA: 27,1 Mb/s
- Romênia: 38,6 Mb/s
- Japão: 40,5 Mb/s
O Brasil tem sua velocidade média e de pico abaixo das médias mundiais. O que poderia explicar o fato de que países mais pobres, como Chile e Equador, têm uma internet mais rápida que a nossa? Eu consigo vislumbrar 03 motivos principais. Primeiro, e acredito, mais sério problema: infraestrutura. Nós temos uma infraestrutura que não suporta todo o tráfego que os brasileiros geram. E isso se dá tanto em conexões fixas mas, principalmente, móveis. Segundo, o governo que não dá os devidos incentivos e investimentos para que as empresas melhorem seu maquinário e fornecimento. E terceiro, empresas extremamente gananciosas, que faturam milhões, talvez até bilhões, e não investem o suficiente em infraestrutura de rede. Além do mais, como você sabe, o Brasil é um país de dimensões continentais, e isso por si só já é um obstáculo para a propagação de uma banda larga de qualidade. Mas nem de longe, o principal motivo.
Agora, eu pergunto a você, caro leitor. O que poderíamos fazer para melhorar essa situação e termos um acesso mais rápido e, principalmente, mais barato? Aproveitando o ensejo, que tal fazermos uma média da velocidade de acesso dos nossos leitores? Que tal postar nos comentários onde você mora, qual a velocidade que você contratou, bem como a empresa, e quanto você está recebendo na prática? Vou começar!
Aqui em Fortaleza, eu contratei o plano de 15 Mb/s da GVT e segundo um teste feito no Speedtest.net, recebi 15,30 Mbps. Ou seja, até acima do esperado. Veja imagem:

E você amigo, como está a sua internet por aí? Ah! E não se esqueça de dizer o que poderíamos fazer para melhorar a situação de nossas conexões no país.
Com informações: Guia do PC; Pingdom.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui